Você é Empreendedor ou Empresário?

Olá, tudo bem? Alexandre Cury na área de novo, para te revelar a diferença entre empreendedor e empresário.

No mundo dos negócios, há duas figuras que são frequentemente confundidas: o empreendedor e o empresário. É muito comum as pessoas acharem que os dois são a mesma coisa. Para quem acha que são sinônimos, vale dizer que existe uma diferença conceitual e prática entre eles, sabia?

Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre o empresário e o empreendedor?

O primeiro ponto importante a ser dito é que nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor. Empresário é profissão, ao passo que empreendedor está mais ligado a uma postura e à forma de enxergar o mundo. O empresário é aquele que tem uma empresa e gerencia seus recursos de forma natural. Já o empreendedor ergue algo de valor a partir de observações cuidadosas, seja do nada, ou do quase nada.

As diferenças não param por aí. À medida que o empresário é centrado, pragmático e analítico, o empreendedor pensa fora da caixa e sempre vê novas possibilidades. Ao contrário de muitos, o empreendedor sabe identificar oportunidades nos lugares mais improváveis. Já o empresário é cauteloso e, muitas vezes, conservador. O empreendedor entende que é preciso ter boas ideias, não somente quando uma empresa é criada, mas durante todo o seu funcionamento ao longo dos anos. Ele sabe que é preciso renovar, inovar, a cada dia.

Os dois, empresário e empreendedor, se completam, ao mesmo tempo em que se diferenciam. O ideal seria que todo empresário fosse empreendedor, afinal, os dois possuem características importantíssimas para a gestão e o crescimento de um negócio, uma vez que o empresário é movido pelos lucros, enquanto o empreendedor é inevitavelmente movido pela paixão. E aí está o grande segredo do sucesso do empreendedor: ele se lança naquilo que gosta de fazer.

Pare um pouco para pensar nessa próxima semana: você quer mesmo empreender, ou apenas almeja gerenciar melhor seus negócios?

Pense também: Quais as características do empreendedor?

No próximo conteúdo, apresentarei essas características. Te aguardo!

Enquanto isso, registre seus comentários sobre este conteúdo de valor!

Grande abraço,

Alexandre Cury.

PS.: Se você ainda não faz parte do Grupo Pílula Empreendedora, pelo WhatsApp, faça agora seu cadastro, e receba, gratuita e diariamente, uma série de mensagens fortalecedoras e encorajadoras para sua caminhada como empreendedor de sucesso.

Clique em: www.alexandrecury.com/pilula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *