Vamos Empreender com Sucesso?

O que há por trás de um termo tão utilizado ultimamente? Empreendedorismo é a palavra de ordem em tempos de crise pela qual o país está passando atualmente. Mas o que “empreendedorismo” realmente quer dizer? O termo, antes muito utilizado no âmbito empresarial, ganhou agora as ruas, as conversas de bar, virou assunto no almoço de domingo com a família. Todos querem se tornar empreendedores.

Empreender está relacionado com a criação de novas empresas, novos produtos, novos projetos. Mas engana-se quem pensa que ser empreendedor é apenas abrir e gerir seu negócio próprio; o conceito da palavra e das ações vai muito além.

O verdadeiro empreendedor sabe identificar as oportunidades que estão surgindo, agrega valor em tudo o que faz e sabe exatamente como transformar seu negócio em algo lucrativo. Empreendedores também podem ser encontrados desempenhando funções em empresas que não a dele. Como identificá-lo? Ele está sempre motivado, é pró-ativo, tem boas ideias e o mais importante: acredita no seu potencial.

Observando o mercado, não é difícil perceber que o número de novos negócios vem crescendo de forma muito expressiva. As novas ideias surgiram da cabeça de alguém que, de alguma forma enxergou uma oportunidade em algo até então nunca visto. Por que não criar um aplicativo onde é possível chamar um taxi, pagar pelo cartão de crédito e ainda ter a segurança de ter todos os dados do motorista? E em tempos de racionamento de água e soluções sustentáveis, que tal criar uma forma de captar, armazenar e utilizar a água da chuva? E no momento em que todos estão muito ocupados e sem tempo, não seria uma boa ideia se a pessoa pudesse escolher e comprar inúmeros itens sentada no conforto do seu sofá e ainda receber a encomenda no aconchego do seu lar, sem precisar sair de casa?

Arriscado? Sem dúvidas. Mas sem esses empreendedores e suas novas e boas ideias, este não seria um mercado tão significativo. Alguns dos exemplos citados não são tão novos, mas sem dúvidas são inovadores e abriram as portas para novas e corajosas ideias.

Você deve estar se perguntando: “O que eu devo fazer para me tornar um empreendedor?”. A resposta pode estar mais perto do que você imagina. A resposta está dentro de você. Pense em algo que nunca foi feito, pense em algo que te faz falta no dia-a-dia, pense em como melhorar seu trabalho, pense em como ser mais produtivo, pense em como ajudar as pessoas. Tente e tente novamente. Não tenha medo de falhar. Aprenda com seus erros e fracassos. Não espere acontecer, seja pró-ativo. Seja inovador, busque boas ideias. Acredite em você mesmo. Você pode ser e ter o que quiser. O quanto você acredita no seu potencial fará toda a diferença. Se você começar por esses passos, o sucesso será apenas consequência. Então, arregace as mangas e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *